Portal da Prefeitura Municipal de Mossoró

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CONHEÇA A OUVIDORIA MUNICIPAL
Prédio

O que é a Ouvidoria Geral do Município?

A Ouvidoria é um canal da Prefeitura Municipal de Mossoró criado com o objetivo de gerenciar os meios de interação entre a gestão pública e a população, buscando conhecer os anseios, realizar avaliações e obter sugestões que guiem a tomada de decisão para as políticas públicas.

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Como atua a Ouvidoria?

Através dos seus canais de interação, ouvindo a população e suas diversas manifestações, sistematizando relatórios e produzindo análises que servirão de subsídios aos gestores públicos. A Ouvidoria recebe e responde manifestações, que são as sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre as políticas e serviços prestados pelo Município.

Lâmpada

O que é o Projeto Fala Mossoró?

É um projeto que reúne vários canais e formados com os quais a população pode contar para avaliar, sugerir, solicitar e opinar sobre as ações municipais. Seu objetivo é ampliar e facilitar o contato direto da população com a gestão municipal.

Quais os canais de interação oferecidos pela Ouvidoria?

1

E-SIC: questionário digital acessível pela Internet para que os usuários façam manifestações protocoladas, tais como elogio, crítica, sugestão, solicitação, etc.

2

AVALIAÇÃO PELA INTERNET: questionário disponível na Internet, para que o usuário avalie suas experiências com o serviço público e informe o grau de satisfação existente, além de fazer sugestões.

3

AVALIE NOSSOS SERVIÇOS - URNAS: Urnas volantes distribuídas de forma rotativa pelos equipamentos públicos com questionário em papel para que o usuário avalie os serviços oferecidos naquele local.

4

OUVIDORIA INTINERANTE: Consiste na visita semanal in loco de uma equipe da ouvidoria a um determinado equipamento, em formato surpresa, para ouvir as pessoas e os próprios servidores, fazendo entrevistas para que avaliem a qualidade do serviço oferecido.

No caso das manifestações, elas podem ser feitas apenas pela internet?

Não. A população pode registrar suas solicitações por outros canais disponibilizados pela Ouvidoria, tais como: presencial na sede da Ouvidoria, por telefone, por e-mail e também por WhatsApp. Veja nossos canais de atendimento a página principal.

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Como saberei se minha manifestação foi recebida

Nas manifestações identificadas em que a pessoa informa e-mail ou telefone, a Ouvidoria informa passo-a-passo todo o trâmite da manifestação. Também é possível acompanhar online digitando o número da manifestação na página da Ouvidoria na Internet.

Pensador
LEI COMPLEMENTAR Nº 169, DE 12 DE AGOSTO DE 2021 / ORGANOGRAMA

A Ouvidoria Geral do Município é um orgão ligado ao Gabinete do Prefeito, conforme Decreto Nº 6.231 de 12 de Outubro de 2021. As atribuições do(a) Ouvidor(a) Geral do Município estão regidas pela Lei Complementar 169, de 2021.

Art. 28 - À Ouvidoria-Geral do Município - OGM, subordinada diretamente ao Prefeito do Município, com estrutura definida por Decreto, compete superintender a política municipal de acesso à informação e de proteção de dados e tem por finalidade receber, encaminhar e acompanhar denúncias, reclamações e sugestões dos cidadãos relativas à prestação de serviços públicos em geral, assim como representações contra o exercício negligente ou abusivo dos cargos, empregos e funções na Administração Pública Municipal, sem prejuízo das competências específicas de outros órgãos da Administração do Município.

Parágrafo único. Incumbe ao Secretário Municipal de Governo a responsabilidade pela prática dos atos de gestão administrativa e financeira da Ouvidoria-Geral do Município - OGM, nos termos do Capítulo V, desta Lei.

Organograma
EQUIPE
Janaína
Janaína Holanda
Ouvidora Geral

Janaina Holanda é Assistente Social, mestre em Serviço Social e Direitos Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com ênfase no Sociojuridico. Especialista em Comunicação e Mídia Contemporânea. Servidora pública municipal desde 2008 e federal a partir de 2013, trabalhando para Prefeitura Municipal de Mossoró e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Possui experiência profissional na área da saúde e sociojurídico com foco na assistência às pessoas em situação de vulnerabilidade social e minorias.

Já atuou como assistente social no Núcleo de Práticas Jurídicas da UFERSA; perita social do TJRN, docente em cursos de graduação e pós-graduação, Pro-reitora de Assuntos Estudantis da UFERSA. Coordena o GT Serviço Social no Sociojurídico Mossoró/RN e é voluntária credenciada do Programa Médico Humanitário da Operação Sorriso.

Também funciona na mesma sede, a Ouvidoria SUS- canal específico para receber manifestações relacionadas ao Sistema Único de Saúde. A Ouvidoria SUS foi instituída pelos entes federados em 2007 com a utilização do Sistema Informatizado OuvidorSUS, regulamentado pela Portaria nº 8, de 25 de maio de 2007, que atendeu à necessidade de comunicação eficaz entre as Ouvidorias do SUS.

Janaína
Cleide Trigueiro
Ouvidora SUS
Janaína
Viviane Benevides
Ouvidora Segurança

OUVIDORIA DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL

Criada através do Art. 17 do Decreto Nº 3.482 de 20 de Julho de 2009 e ratificada através da Lei Complementar Nº 037, de 14 de Dezembro de 2009, a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal, como setor adstrito ao Aomandante da Guarda Municipal.

A Ouvidoria da Guarda Municipal tem como principais competências:

- Receber denúncias, reclamações e representações sobre atos considerados arbitrários, abusivos, desonestos, indecorosos ou que viole os direitos humanos, individuais ou coletivos, praticados por servidores da Guarda Civil Municipal, sugest~eos sobre o funcionamento dos serviços da Guarda Civil Municipal, denúncias a respeito de atos irregulares praticados por servidores da Guarda Civil Municipal.

- Verificar a pertinência das denúncias, reclamações e representações, propondo ao Comandante da Guarda Civil Municipal a instauração de sindicâncias e outras medidas destinadas à apuração das responsabilidades administrativas, civis e criminais, fazendo ao Ministério Público a devida comunicação quando houver indícios de crime;

- Manter sempre o sigilo sobre denúncias e reclamações, bem como sobre sua fonte, providenciando junto aos órgãos competentes proteção aos denunciantes, de acordo com as disponibilidades de cada orgão;

- Requisitar, diretamente, de qualquer órgão municipal, informações, certidões, cópias de documentos ou volumes de autos relacionados com investigações em curso, sem o pagamento de quaisquer taxas, custas ou emolumentos;

- Dar conhecimento, sempre que solicitado, das denúncias, reclamações e representações recebidas pela Ouvidoria ao Chefe do Executivo, dentre outras.


ASSESSORIA TÉCNICA

Assessoria Técnica - A Ouvidoria Geral do Município conta com equipe formada 04 (quatro) assessores:

  • Neto Queiroz - netoqueiroz3@hotmail.com
  • Geovanna Kariny - karinygeovanna@gmail.com
  • Maria Valnicledia - nicleidemesquita@gmail.com
  • Dalila da Costa - dalila15costa@gmail.com
CONTATOS

Ouvidora: Janaína Holanda
E-mail: ouvidoria@prefeiturademossoro.com.br
Website: https://www.prefeiturademossoro.com.br/ouvidoria
Telefone(s): (84) 3315-2327 / 3315-5027
WhatsApp: (84) 996557170
Horário de atendimento ao público: de 7h às 17h
Endereço: Rua Rui Barbosa, 282, Centro, CEP: 59600-230 – Mossoró/RN